quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mãe x Balança


Bem amigos (rs), no clima da copa venho por meio deste post informá los que, de fato, estou igual a Jabulani. Já estou no quinto mês de gestação e o Davi está muito bem graças a Deus, porém a mamãe dele teve um ganho excessivo de peso, do quarto pro quinto mês foram exatos 5kg, pasmem!
Pois é, minha sorte é que antes de Davi, eu estava verdadeiramente parecendo um pudim de osso, e o impacto não causou (ainda) prejuízos maiores para meu corpo e consequentemente para meu feliz casamento; ainda estamos revendo alguns detalhes como uma óbvia mudança nos hábitos alimentares da nossa casa, ou algum outro problema possivelmente causado pela situação interessante que me encontro.
Assim, como de costume resolvi pesquisar algumas coisas e cá estou eu para compartilhar mais essa news com voceis!

Obs.: Essas informações são dados do último pré-natal (do dia 29 de junho), tivemos ainda outras coisinhas interessantes que deixarei pra outro post, ok?
Fonte: http://www.bancodesaude.com.br/materias/ganho-peso-na-gravidez

Ganhe a quantidade certa de peso durante a gravidez.
Ganhar a quantidade certa de peso durante a gestação por meio de uma alimentação saudável e balanceada é um sinal de que o bebê está recebendo todos os nutrientes que precisa para crescer forte e sadio.
Não é necessariamente verdadeira a frase “comer por dois”, comumente ouvida durante a gravidez. É verdade que a grávida necessita de calorias extras, principalmente acompanhadas de proteínas, vitaminas e sais minerais, mas geralmente é necessário consumir apenas entre 100 e 300 calorias a mais do que se ingeria antes da gravidez.
É sempre importante perguntar ao médico quanto seria o peso ideal a se ganhar durante a gestação. Uma mulher de peso normal deveria ganhar algo entre 11 e 15 kg.
De maneira geral, a gestante ganha de 900g a 1,8kg no primeiro trimestre de gestação, e aproximadamente 450g a cada semana nos segundo e terceiro trimestres.
Pra onde vão estes quilos extras durante a gravidez?
Em média são distribuídos assim:

Bebê: 2,9 Kg

Placenta: 900g a 1,3kg

Líquido amniótico: 900g a 1,3kg

Tecido mamário: 900g a 1,3kg

Suprimento sanguíneo: 1,8 kg

Estoque de gordura (energia) para o parto e amamentação: 2,2 a 3,0kg

Aumento do útero: 900g a 2,2kg


É seguro perder peso durante a gravidez?

Não. Nunca é seguro perder peso durante a gravidez. Tanto a mãe, quanto o bebê necessitam de nutrientes para garantir a saúde.

Como ganhar peso na medida certa durante a gravidez?
Se o seu médico recomendar um maior ganho de peso durante a gravidez, aqui estão algumas sugestões:
•Coma 05 ou 06 porções pequenas durante o dia.
•Traga consigo lanches rápidos, como castanhas, queijo, bolachas, frutas e iogurte.
•Use geléias, requeijão ou manteiga de amendoim nos pães, torradas e bolachas.
•Adicione leite em pó desnatado a vitaminas, achocolatados, iogurte, cereais.
•Adicione azeite, óleo de canola ou de soja às saladas e legumes.

O que fazer se o ganho de peso for excessivo durante a gravidez?
Se a gestante teve um ganho de peso maior do que o recomendado, não é aconselhado perder peso. Nunca é seguro perder peso durante a gravidez.
É essencial comer uma grande variedade de alimentos para garantir todos os nutrientes para a mãe e seu bebê. Aqui estão listadas algumas dicas para reduzir o ganho de peso:
•Quando for comer fora, por exemplo, em fast foods, faça escolhas com pouca gordura, como sanduíches de peito de frango grelhado com tomate e alface. Evite molhos e maionese. Evite frituras.
•Evite leite integral e seus derivados. A grávida necessita de pelo menos duas porções de leite ou derivados por dia, no entanto é possível escolher leites desnatados e queijos e iogurtes com baixo teor de gordura.
•Evite bebidas com açúcar. Prefira água.
•Modere o uso de sal, pois seu uso causa retenção de líquido e ganho de peso.
•Limite o consume de doces e lanches calóricos. Doces, chocolate, bolos, bolachas recheadas possuem muitas calorias em uma pequena porção. Procure substituir por frutas e iogurtes de baixo teor de gorduras.
•Modere o consumo de gorduras, como óleos, margarina, manteiga, maionese.
•Prepare os alimentos evitando frituras. Prefira alimentos cozidos, assados ou grelhados.
•Exercite-se. Exercícios moderados, de acordo com a recomendação do seu médico, ajudam a queimar calorias extras da alimentação. Caminhadas e natação são geralmente efetivas e seguras na gravidez. Mas é muito importante consultar o médico antes de iniciar qualquer programa de atividades físicas.

Concluindo, é importante que você busque orientações médicas para adotar qualquer programa de atividades físicas ou dietas específicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário