segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Já é hora de dormir...

 A maioria das mulheres tem bastante dificuldade para dormir durante a gravidez, e essa dificuldade vai aumentando gradativamente à medida que a chegada do bebê se aproxima. Veja abaixo o que esperar do seu sono no último trimestre da gestação, e por que os problemas aparecem. 

É difícil arranjar uma posição confortável 

Agora que sua gravidez está avançada, aquela noite de sono ininterrupto pode parecer coisa de um passado muito distante. A barriga está grande demais para que você consiga se deitar de um jeito confortável. Experimente dormir de lado (sobre o lado esquerdo), com um travesseiro entre as pernas, um atrás das costas e outro ainda embaixo da barriga, além do da cabeça. Se nem isso adiantar (ou se a solução for impraticável, por não deixar espaço na cama para seu companheiro), você pode tentar dormir numa poltrona confortável, ou imitar a forma de uma com os travesseiros, na própria cama. A posição semi-sentada às vezes é a mais confortável nas últimas semanas da gravidez, e também pode ajudar a amenizar a azia. 

Bexiga espremida -- de novo 

Você se lembra do comecinho da gravidez, quando parecia que passava pelo menos metade do seu dia indo ao banheiro fazer xixi? Pois é, aqueles tempos voltaram. Desta vez o responsável é o seu bebê, que está ficando grandão epressionando sua bexiga. Você pode tentar reduzir o número de idas noturnas ao banheiro cortando a ingestão de líquido à noite, e procurando esvaziar totalmente a bexiga quando urinar, inclinando-se para a frente no vaso sanitário. 

Azia e outros vilões do sono 

Não vai ser surpresa se a azia, as cãibras nas pernas, o ronco e a síndrome das pernas inquietas, sem falar dos nada sutis movimentos do bebê, deixarem você acordada praticamente a noite inteira no terceiro trimestre. Estudos mostram que no último trimestre da gravidez as mulheres passam por menos períodos de sono profundo, e acordam mais vezes durante a noite. Para resumir, a qualidade do seu sono pode ser uma das piores de todos os tempos.


Para tentar compensar, aproveite toda e qualquer oportunidade para descansar e tirar uma soneca. Não tem importância se esses cochilos roubarem um pouco do seu sono à noite. Você vai ter mesmo de se preparar para um ritmo de vida notívago quando o bebê chegar, e vai levar algum tempo para a vida e o sono voltarem ao ritmo normal. 

"Treino" para o que vem pela frente 

Certamente você já ouviu a brincadeira de que a péssima qualidade do sono das mulheres em fim de gravidez é um treino para as noites em claro programadas para o quando o bebê nascer. É verdade. Console-se em saber que o bebê também vai dormir durante o dia, e aí será sua chance de descansar junto com ele.

fonte: BabyCenter

Nenhum comentário:

Postar um comentário