sábado, 14 de agosto de 2010

Calendário Obstétrico

Não é difícil encontrar pessoas totalmente confusas com a contagem da gravidez, afinal 42 semanas equivalem a 10 meses e duas semanas; não é filho de burra é lógica, custei mais entendi e agora vou tentar explicar... ok?

Bom, vamos considerar o fato do nosso ciclo menstrual ter em média 28 dias e também que a contagem se dá duas semanas antes do óvulo ter sido fecundado, este ponto de partida ocorre devido a algo muito simples de entender, o nosso corpo se prepara todo mês para ser fecundado, independe da nossa vontade, tentativa, torcida, crença, enfim deu pra entender né?rs... Assim, estamos prontas e no ponto certo, é mágico, temos nosso período fértil e podemos nos considerar grávidas a partir dele. Mais como se não tem bebê ainda? Ai é que está a chave do mistério, do ponto de vista da contagem obstétrica este um mês e duas semanas que referem-se ao período do ciclo menstrual, fecundação e parte da fase embrionária, contam sim e são muito importantes para acompanhar o desenvolvimento e crescimento do bebê; o que lá na época de nossas vozinhas e mães não tinha tanta relevância, mais hoje podemos saber a época exata que ele começa a ouvir, sentir gosto, chupar dedinho e tudo mais, bacana né?
Agora vou falar um pouquinho de Davi, se desenvolvendo muitíssimo bem, está exatamente com 25 semanas e 6 dias, ou seja, praticamente na metade do caminho e com o parto previsto para o dia 21 de novembro de 2010, contado com a margem de erro, irá de 01 de novembro a 30 de novembro.
Calcule você também:
Como usar o Calendário Obstétrico: Procure na linha amarela a data do início da sua última menstruação, e a seguir procure na linha laranja logo abaixo a data prevista para o parto. Por exemplo: se sua última menstruação foi dia 10 de janeiro, a data prevista do parto será dia 17 de outubro do mesmo ano. Calcule uma margem de erro de 20 dias, sendo 10 antes da data prevista e 10 depois, ou seja, neste exemplo, as chances seriam do parto ocorrer entre 07 e 27 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário