quinta-feira, 17 de março de 2011

Vamos passear no parque


Os parques são lugares muito procurados por pais acompanhados de crianças durante as férias.
Em caso de perder a criança nos parques, os pais devem procurar um guarda, segurança, ou funcionário do parque para auxiliar na busca. Se o parque for grande, esse funcionário conhecerá os caminhos ou trilhas que a criança possa ter tomado.
Com os recém-nascidos, e até aos 6 meses, os cuidados a ter são obviamente diferentes.
Não há mal nenhum em levar o seu babe à praia mas deve evitar a sua exposição ao Sol. Isto porque, antes dos 6 meses, não se deve passar qualquer tipo de protector solar, mesmo que infantil. A pele do bebé é ainda muito fina e sensível, estando sujeita a irritações e alergias.
A haver banhos de sol estes devem ter uma duração curta, devendo durar entre cinco a dez minutos, e podendo aumentar-se gradualmente, mas sem nunca ultrapassar uma hora e sempre nas horas de maior segurança – até às 9h e após as 16h.
A partir dos seis meses o seu bebé já está preparado para aproveitar o Verão, a praia, o sol e a piscina. No entanto, a exposição solar deve ser cercada de cuidados, sempre, sempre, com a máxima cautela, mas sem o privar do Sol. Dosear e prevenir são as palavras de ordem.
Nunca se esqueça que a roupa é uma protecção importante, bem como o protector solar infantil, mesmo nos horários recomendados de sol (até às 9h e depois das 16h). Aliás, os protectores solares são obrigatórios! Estes devem ter um factor de protecção adequado, nunca inferior a 30 para os bebés.
Aplicar o protector solar 30 minutos antes da exposição solar prevista e reaplicá-lo de 2 em 2 horas e após o banho, mesmo que o creme seja resistente à água. Insistir nas zonas mais expostas, principalmente no rosto e nos ombros. E não esquecer áreas como as mãos, dorso dos pés, nariz, lábios e a zona em redor dos olhos.
E, ainda que protegido, não deve permanecer mais do que 1h exposto ao Sol, devido ao reflexo através da areia. A hora ideal para um banho de mar ou piscina é entre 6h e 7h da manhã.
Uma regra prática e fácil para todos: se a sombra é mais pequena que o nosso corpo, está na altura de evitar o sol; se é longa e fina há que aproveitá-lo!