quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

PROBLEMAS RELACIONADOS À MAMA


Nuossa faz anos luz que não escrevo aqui, estamos com tudo muito corrido, sabe como é... bebê novo em casa, visitas, sem internet aí a vida fica difícil. rs
Bom o Davi é uma benção de Deus, de fato parece um anjo, não dá trabalho nenhum, porém a mamãe dele aqui teve sérios problemas com o leite, não faltou graças a Deus aliais muito pelo contrário, tenho leite pro Davi e pra doar pro banco de leite. Tive uma experiência de dor, doação e amor com essa história, que começa mais ou menos assim:
Logo no terceiro dia de vida do Davi a produção de leite LyLa ltda dobrou, mesmo com o meu pequeno dando altas mamadas não podíamos vencer tamanha produção, o que fazer? No meu caso não tive dúvidas, o medo da possibilidade do leite empedrar e não ter mais essa corrente de amor com meu filho me levou até o hospital as pressas; meu leite estava de fato empedrando, me cuidei, tive INGURGITAMENTO MAMÁRIO (a frente terão detalhes), conheci a UTI neonatal e o Banco de Leite Humano (centro responsável pelo apoio, proteção, incentivo ao aleitamento materno e pasteurização de leite humano, para que o leite fique armazenado por mais tempo com a mesma qualidade) e hoje sou uma doadora de vida para outros anjinhos.

Dica? Todo mundo merece isso para sua vida!
Mais pesquisas pro voceis...
Existem alguns problemas que são comuns durante a amamentação, principalmente nos primeiros dias. Tais problemas ocorrem devido a fatores que envolvem a mãe, a criança e bem como o ambiente em que ambas estão inseridas.

FISSURAS DO MAMILO (bico do peito rachado):
As fissuras do mamilo ocorrem no seio despreparado, devido à má posição da criança no momento da mamada e, principalmente, devido à técnica incorreta de sucção.
Para evitar a fissura :
• A mãe deve preparar a mama durante o pré-natal utilizando estratégias para o fortalecimento dos tecidos areolar e mamilar, tais como: banho de sol nos seios, fricção de toalha, utilização de sutiã de algodão com orifício na região mamilar, passar uma bucha (sem sabão) nos seios no momento do banho.
• É comum as mães passarem cremes hidratantes no seio para prevenir estrias. CUIDADO! Passe no "seio" e não no mamilo. O uso de cremes poderá amenizar o aparecimento de estrias mas seu efeito sobre o mamilo será deixar a pele mais fina favorecendo o aparecimento de fissuras.
• A posição adequada da criança no momento da mamada é fundamental para o não aparecimento de fissuras.

Veja como posicionar a criança corretamente no momento da mamada :

*Segure o seio posicionando a mão em forma de "C" . E após a criança começar a mamar deixe o seio livre.
*O que o corpo da criança está de frente para o corpo da mãe estando com a barriguinha encostada na barriga da mãe.
*A criança deve por na boca o máximo de aréola possível. Se a criança colocar apenas o "bico" do peito na boca não sairá leite suficiente e o bebê poderá ficar irritado, adormecer devido ao cansaço de sugar e acordar logo depois devido à fome. O maior tempo do bebê no seio realizando sucção inadequada ocasionará fissuras.
*Não se preocupe com a respiração do bebê. Não aperte o seio para livrar o nariz do bebê pois você estará dificultando a saída do leite pelos ductos mamários. O bebê possui o reflexo de jogar a cabecinha para trás quando sentir-se sufocado ou mesmo quando já estiver satisfeito.

------------------------------------------------
O aparecimento de fissuras não significa interromper a amamentação. As fissuras causam dor mas não impedem que a mãe continue a amamentar seu bebê, até mesmo por que elas cicatrizam rapidamente se a mãe tomar as devidas providências.
Para tratar da fissura:
• A mãe deve corrijir a posição da mamada, seguindo as orientações citadas anteriormente.
• Os mamilos devem ser lavados apenas uma vez ao dia, no momento do banho, e deve-se usar pouco ou nenhum sabão.
• A mãe deve expor os mamilos ao ar e ao sol tanto quanto possível no intervalo das mamadas, ou dar banho de luz com lâmpadas de 40 watts, colocada a um palmo de distância da mama 10 minutos de cada lado, 3 x dia.
• Lavar os mamilos com o próprio leite materno após as mamadas, pois o leite materno possui efeito cicatrizante.
• A mãe deve mudar a posição costumeira, colocando a criança numa posição diferente para mamar.
• Nos casos graves, dependendo da extensão da fissura, a mãe deve suspender a sucção direta ao seio por um período de 24 a 48 hs, ordenhar a mama e oferecer o leite na colherinha ou conta-gota.
O uso tópico de pomadas cicatrizantes as vezes é indicado.No entanto, no momento da mamada deve-se lavar o seio retirando-se toda a pomada.
INGURGITAMENTO MAMÁRIO (peitos muito cheios e doloridos):
O ingurgitamento mamário, consiste em parte no aumento da quantidade de sangue e fluídos nos tecidos que suportam a mama (congestão vascular) e de certa quantidade de leite que fica retido na glândula mamária.
Quando isto ocorre, as duas mamas ficam inchadas (aumentam de volume, dolorosas, quentes, vermelhas, brilhantes e tensas por causa do edema (líquido) nos tecidos. A mãe queixa-se de dor principalmente na axila e pode ter febre.
O ingurgitamento geralmente ocorre alguns dias (2 a 5) após o nascimento (na apojadura) ou em qualquer outra época durante a amamentação, todavia, é mais difícil de acontecer em hospitais onde há alojamento conjunto e sistema de livre demanda precoce.
Para evitar o ingurgitamento:
As mães devem amamentar no sistema de livre demanda logo após o parto e verificar se a criança mama em boa posição desde o primeiro dia.
Para tratar o ingurgitamento:
• A criança precisa continuar sugando.
• Quando a criança estiver satisfeita e os seios ainda estiverem muito cheios a mãe deve retirar o leite por expressão manual. Atualmente existem os bancos de leite materno e as mães que produzem bastante leite podem doar o leite em excesso para ajudar outras crianças que não podem mamar no seio de suas mães.
• O uso de um sutiã firme e confortável pode tornar o ingurgitamento menos doloroso
Fazer compressas geladas ou quentes sobre o seio por 20 min. Alternadamente às compressas deve-se fazer massagens com movimentos circulares que começam no mamilo e vão se estendendo vagarosamente para o restante do seio. Desta forma, o leite irá saindo lentamente e aliviará a dor. Mantenha essas condutas até que o ingurgitamento desapareça.
MASTITE (inflamação da mama):
O ingurgitamento mal tratado pode facilitar o início da mastite, que é facilmente diagnosticado: mamas quentes, febre, dor a palpação e podendo existir pus.
O mastite é mais freqüente na 2ª e 3ª semanas depois do parto. A mãe deverá descansar por mais tempo. Deverá tirar uma licença de seu emprego. Se continuar a trabalhar a infecção poderá retornar.
Para evitar a mastite:
• As mães devem amamentar no sistema de livre demanda, e se certificar que o bebê está em posição adequada.
• Se o bebê não esvaziar a mama, complete com auto-ordenha, ou solicite colaboração para o esvaziamento por ordenha.
Para tratar a mastite:
• Aplique compressas úmidas mornas sobre a área afetada; antes de cada mamada e se for necessário também nos intervalos, até sentir alívio (5 a 10 min.) amamente até esvaziar a mama e massageie delicadamente, com movimentos circulares, as áreas afetadas enquanto estiver amamentando.
• Se necessário, o médico pode prescrever o uso de analgésico antes de proceder à auto-ordenha.
• Deve-se usar um sutiã que sustente bem a base da mama mas que não a aperte.
• Se houver demora no início do tratamento, pode se formar um abcesso mamário e, neste caso, a amamentação deve ser suspensa na mama afetada e a mãe deve ser encaminhada para a drenagem.
Após o tratamento, pode-se retomar a amamentação nos dois seios.
DUCTO BLOQUEADO (leite empedrado):
essa situação é provocada pelo esvaziamento incompleto de um ou mais canais. Neste caso, o leite não drena porque está endurecido e, desta forma, bloqueia a passagem do leite pelos ductos. Uma "tumoração" dolorosa se forma na mama.
A causa exata do ducto bloqueado não está clara, mas pode ser resultado de roupa apertada, ou porque a posição da criança não permite a mesma sugar eficientemente aquela parte da mama.
Um "tabu" bastante comum entre as mães é que a criança não pode "arrotar" no seio porque o leite "pedra". Esta afirmação não é verdadeira. O fato da criança arrotar no seio não ocasionará o "empedramento do leite", ou seja, o bloqueio dos ductos mamários.
Para evitar o ducto bloqueado:
• As mães devem conhecer, durante o pré-natal, as técnicas de posição e pega de amamentação.
O bebê deve sugar até o completo esvaziamento da mama, caso isto não ocorra, proceder a ordenha manual.
Para tratar:
A mãe deve se certificar que a posiçção da mamada está adequada para o bebê.
• A mãe deve variar a posição para amamentar de tal modo que o leite seja retirado de todos os segmentos da mama.
• A criança deve mamar freqüentemente do lado afetado.
A mãe deve massagear delicadamente com movimentos circulares a parte afetada. A massagem deve começar no mamilo e se distanciar vagarosamente para o restante do seio.

Fonte : Aleitamento On-line

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010